quinta-feira, 1 de abril de 2010

O que é cura?

Muitas vezes, durante um tratamento, surgem as perguntas relativas ao prognóstico do caso. Geralmente é o clássico "mas ele(a) vai ficar bom?", mas podem assumir outras formas, dependendo do caso. "Ele(a) vai sofrer" é uma derivação comum. Quais as possíveis respostas neste momento? As respostas dependem de tantos fatores que é impossível uma previsão acurada. O máximo que se pode dizer com certeza é que dependerá da predisposição individual, mas isto também não responde muito. É importante, nestas ocasiões, lembrar da pergunta: o que é cura?

Não é sensato esperar respostas semelhantes de animais jovens com febre e de animais idosos com neoplasias em estados terminais. Mas também é fatalista demais dizer que um caso não tem cura. Claro que em algumas situações não se espera que a doença crônica se resolva, como que por mágica, mas se a avaliação do conceito de cura for revista, pode-se então alcança-la com relativo sucesso.

O caso do Tuco se encaixa aqui, para ilustrar a situação. Tuco foi um boxer bastante simpático, no qual se diagnosticou um tumor no cérebro, de aproximadamente 2 cm. em decorrência disto ele sofria de algumas convulsões. Ao se iniciar o tratamento, tinha-se em mente que a resolução completa do caso era muito difícil de ser alcançada, mas não por isso ele não foi tratado. Tuco teve, com o tratamento, mas alguns meses de vida com qualidade. Somente nos seus dois últimos dias de vida que as convulsões voltaram. No exame necroscópico, verificou-se que a massa tumoral comprimia marcantemente o encéfalo devido ao seu tamanho, a ponto de se afirmar que não se sabia como ele mantinha vida normal até ali.

A primeira vista, parece que não houve cura neste caso, pois o animal veio a óbito. Porém, considerando as circunstâncias e perspectivas de tratamento fora da Homeopatia, houve uma cura neste caso, pois Tuco pôde exercer as suas atividades normais por um tempo prolongado perto do que se esperava sem tratamento.

Neste caso, considera-se cura como a transformação de um estado mórbido em um estado saudável, e colocando a definição de Hahnemann de Saúde como o estado em que o ser pode alcançar os mais altos fins de sua existência (lembrando que o foco aqui são humanos). Quem pode dizer que os objetivos não foram alcançados?