terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Uso de Homeopatia na medicina veterinária

"Se as leis da medicina que eu conheço e proclamo são certas e naturais, elas devem poder ser aplicadas nos animais tão bem como no homem."


Esta foi a frase usada por Samuel Hahnemann, criador da Homeopatia, após tratar seu cavalo de uma inflamação nos olhos com os mesmos medicamentos que indicava aos seus pacientes. O uso da Homeopatia para o tratamento de animais, na mesma época, foi ainda testado por outros homeopatas, como Boenninghausen, um aluno de Hahnemann.


Para aqueles que se defendem dos incrédulos, o uso veterinário da Homeopatia é uma prova contra o argumento de que a Homeopatia só funcionaria por efeito placebo, e todos os que observam sem preconceito os efeitos de um tratamento homeopático correto em um animal conseguem perceber seus efeitos benéficos.

Na clínica de animais de companhia, a Homeopatia é cada vez mais empregada no tratamento de doenças nas quais a Alopatia não consegue atuar com eficácia, geralmente sendo utilizada como um último recurso, mas é bastante eficaz em quase todas as situações, inclusive para o tratamento de doenças agudas.

Surge sempre a idéia de que a Homeopatia demora a agir, o que é um engano. Quando a doença se instala lentamente, o retorno à saúde também é lento, mas em casos emergenciais, a velocidade de ação da Homeopatia pode ser espantosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário