terça-feira, 2 de junho de 2009

Tratando sentimentos

Essa é uma das histórias sobre homeopatia veterinária que eu mais gosto!

Um cavalo, em um treino de hipismo, tropeçou no obstáculo sobre o qual saltava. Na queda, a mulher que cavalgava caiu e quebrou o braço. O animal nada sofreu. No estado em que estava, a hipista não pôde mais praticar por algum tempo, e portanto, não visitava mais o cavalo. Este então começou a mancar da pata que havia tropeçado durante o salto.

Os veterinários usaram vários métodos de diagnóstico para descobrir a lesão do cavalo, sem sucesso. tentaram tratar assim mesmo, também sem sucesso. Como ele não saltava mais, a dona, já curada, comprou outro animal para continuar praticando seu esporte, enquando ele ficou desvalorizado, pois de nada adianta, no hipismo, um cavalo de salto que não salta.

Com seu preço de venda bastante reduzido, o esportista lesionado foi comprado por médico homeopata. Este médico, observando o tipo de manqueira, o tratou com um medicamento apropriado, e o animal voltou a caminhar normalmente.

Quando em uma reunião de homeopatas este médico comentou o caso, um outro mais experiente observou que este mesmo remédio servia também para tratar remorso. O primeiro então perguntou se ele achava que o cavalo tinha remorso, ao que o segundo respondeu que não tinha a menor idéia, mas se havia remorso, estava curado.


Esta história exemplifica o que é tratar um animal por uma terapia que valoriza as sensações e emoções do paciente. Que eles sofrem de remorso, raiva, ciúme ou culpa, todos que tem um amigo não humano sabem disso. Mas estes fatores nunca podem dirigir o tratamento, e mesmo como fatores auxiliares devem ser usados com muito cuidado, pois nunca foi possível detectar com precisão quais os sentimentos vigentes nos animais.

Isso não quer dizer que estas aflições não serão tratadas. Utilizando-se de outros sintomas mais evidentes, um homeopata veterinário poderá encontrar o medicamento que também dará um conforto psíquico ao seu paciente, de acordo com o princípio da homeopatia de curar não a doença, mas o doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário