segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Método Plus

O Método Plus consiste em diluir os glóbulos do medicamento indicado em uma certa quantidade de água, que será administrada ao paciente em intervalos curtos, por um período de tempo pré-determinado.

Este é um ponto bastante importante para elucidar dúvidas que são comuns durante o período de aproximação entre paciente e Homeopatia. Frequentemente é utilizado para o tratamento os "glóbulos diluídos em meio copo de água, a cada dez minutos", e muitos questionam a real importância deste fato, ou não sabem como proceder quanto aos detalhes do procedimento.

É vital ressaltar por quê ser feito o Método Plus. Este serve para reforçar o efeito do medicamento sem repetir exatamente a mesma potência já usada. Em doenças agudas, em que o plus é requisitado, o organismo doente esgota com grande velocidade o poder medicamentoso ao qual foi exposto, portanto é imprescindível administrá-lo novamente em intervalos curtos, se o objetivo for manter o efeito por um tempo prolongado.

Quanto à necessidade de não se repetir a potência já utilizada, a relevância deste motivo advém dos escritos do próprio criador da Homeopatia. Na sexta e última edição de sua mais importante obra, o Organon da Arte de Curar, Hahnemann enfatiza este fator, baseado em suas observações clínicas. Dizia ele que quando as doses são dadas repetidamente sem nenhuma alteração por meio da dinamização, a segunda dose anula total ou parcialmente o efeito da primeira, atrasando a obtenção de resultados.

Isto acontece porque a Homeopatia funciona pelo chamado Efeito Rebote, ou Ação Paradoxal. A ação primária do medicamento causa uma doença artificial no organismo, que gera deste uma resposta para tentar neutralizar o remédio. Esta resposta é exatamente o que espera o homeopata, e o que ocasionará a cura.

Porém, se uma dose exatamente igual do medicamento for administrada logo a seguir, o organismo a reconhece de imediato, pois já teve contato com uma idêntica, e neutraliza seu efeito, parando de responder ao tratamento. Uma alteração desta dosagem, por mais leve que seja, faz com que o corpo não reconheça o medicamento e reaja à ele, acelerando assim a cura, pois não mais o estímulo é igual, mas apenas semelhante.

Vale relembrar que o funcionamento do medicamento homeopático se dá por estímulo físico, não químico. Desta maneira, o fato de agitar um tanto a diluição, apesar de não alterar a "concentração" da mistura, faz com que a frequência de vibração do medicamento seja alterada o suficiente para causar uma resposta diferente do organismo.

Uma dúvida comum sobre o Método Plus é sobre sua "validade". Uma vez diluído, o medicamento tem um efeito satisfatório por três dias, e não é preciso diluir mais dois glóbulos toda vez que se queira efutuar o tratamento.

Caso haja interesse em entender mais sobre a frequência de vibração dos medicamentos, existe um trabalho de doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo que explica este fenômeno. É só pedir uma cópia por e-mail que eu o envio.


4 comentários:

  1. Bom ano de 2011.

    Gostaria que me facultasse um cópia do trabalho supra -citado.

    Grata

    Colega
    Maris de Lourdes alexandre

    ResponderExcluir
  2. gostaria que me facultasse uma cópia via e-mail malualex9@hotmail.com, do trabalho supra-citado

    Maria de Lourdes alexandre

    Veterinária Homeopata

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ótima idéia explicar o Plus.
    Gostaria de receber uma cópia do trabalho citado no post acima.
    Por favor envie para cassiagoes@gmail.com
    Desde já agradeço sua atenção e parabéns pelo blog é muito bom.

    Cássia

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Parabéns pelo site.
    Gostaria de receber o trabalho referido, pelo email amaurihomeopata@gmail.com.
    Agradeço.

    Amauri Pires Lucas

    ResponderExcluir