quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mas porque tanta demora pra ter um resultado???

        Essa é uma questão que acompanha a Homeopatia como crença. Pra 90% das pessoas que falo sobre homeopatia, a primeira observação que fazem é: mas o tratamento é demorado!
        Então vou escrever umas coisas que esclarecerão esse fator "demora" e derrubará (ou esse é o objetivo) esse mito.

                                                      

        Existem, em termos gerais, dois tipos de doença: as agudas e as crônicas.

        As doenças agudas têm um curso definido, ou seja, têm começo, meio e fim. O fim pode ser a cura ou a morte (sem estímulo medicamentoso ou qualquer outra intervenção). Como qualquer outra doença (ou desequilíbrio), ela mina as energias do ser vivo, gasta mesmo, mais que o curso de vida normal. Essa conta só perceberemos lá no fim da vida. Esse tipo de doença precisa de intervenção rápida e também dá uma resposta rápida.
        Quando se trata uma doença aguda com a Homeopatia (lê-se aqui, escolha do medicamento e forma de administração corretos, realmente homeopáticos), o resultado se dá rapidamente.
        Darei meu próprio exemplo: quando grávida do meu primeiro filho, eu ainda não ia regularmente ao médico homeopata como hoje. Fazia o pré-natal num hospital, com um médico tradicional. No 5º mês, eu tive 2 cólicas renais. Na primeira, fui direto ao hospital e lá me administraram o protocolo para cólicas renais (não vou citar aqui). A dor insuportável passou, mas fiquei com uma sede horrível, enjôo e uma sensação de dolorimento na região dos rins. Passou. Na segunda cólica, eu me neguei a ir ao hospital e localizei meu médico que passou um medicamento homeopático de emergência (todo paciente deve ter uma farmacinha de emergência). O modo de uso desses medicamentos normalmente é em plus, ou seja, diluem-se os glóbulos ou gotas em meio copo d'água e toma-se uma colher de chá a cada 10 minutos em um intervalo de tempo (30 minutos ou 1 hora, o médico deve decidir). Na primeira colherada, eu tive um pequeno aumento na dor (agravação homeopática que precede e indica a cura), na terceira colherada, ou seja, 20 minutos depois de começar a tomar o medicamento, eu, que estava deitada no chão rolando de dor (quem já teve cólica renal sabe do que estou falando), levantei sem dor alguma. Se para vocês 20 minutos não é rápido, não sei o que pode ser. O melhor é que não havia sequer sombra da dor que eu estava sentindo.    Como dizia minha avó: tirou com a mão!
        Isso foi a junção de doença aguda + bom médico + medicamento correto em frequencia e diluição corretos = cura.

        As doenças crônicas são aquelas sem curso definido, ou seja, não é possível prever se será curada sozinha. Ela se arrasta por anos, levando o paciente a sofrimentos periódicos e períodos de falsa sensação de saúde.
        Atualmente, consideramos que grande parte da população humana e animal (domiciliado) sofre de doença crônica. Ela, diferente do que pensam muitos, não está ligada aos hábitos, mas sim às características genéticas dos indivíduos (desenvolvimento inadequado de órgãos determinado por genes) + estímulos imateriais que desequilibram a energia vital suscetível (ondas de transmissão de sinal de celular, por exemplo) + estímulo material (qualquer agente ou corpo estranho, até mesmo as próprias células do indivíduo). Diante desse quadro de baixo estímulo, o corpo entra em ação por meio do Sistema Imunológico para combater o que está errado, mas o sinal é baixo e o sistema imune não consegue "enxerga-lo" apropriadamente para desenvolver uma proteção eficiente. Então fica produzindo sintomas desagradáveis e ineficientes toda vez que se vê atacado. Daí surgem aquelas dores de cabeça periódicas, ataques de ansiedade, problemas urinários, dores no estômago, diarréia, problemas cardíacos, etc. Todo sintoma corporal desagradável é resultado da ação inadequada do sistema imune. Quando não há resposta imunológica, não há sintoma, por isso, não sentir coisas desagradáveis pode não ser uma coisa muito boa, tudo depende do histórico de saúde da pessoa ou do animal. Também não quer dizer que devemos nos sentir mal para pensarmos que estamos bem, certo? O ideal é que o estímulo seja suficiente para que o Sistema Imune o localize, e enxergue direitinho para que desenvolva a proteção adequada contra o que estava errado e, dessa forma, resolva o problema.
        Entretanto, uma doença tão arraigada e desenvolvida durante anos certamente não desaparecerá (mesmo porque Na natureza nada se cria, nada se perde; tudo se transforma segundo a lei do nosso amigo Lavoisier) de uma hora para a outra. O tratamento tomará mais tempo, mas isso de nada se diferencia de outros tratamentos, pois indo a um médico convencional para tratar de uma dermatite atópica com asma você obterá a notícia de que precisará tomar os remédios pra vida toda. A vida toda pra mim demora muito, então novamente, dizer que a homeopatia demora pra funcionar, é repetir uma crendice popular sem pensar.
        Vou contar um caso veterinário: por 2 anos tratei um cão com problemas comportamentais. A guardiã do cão havia me chamado como adestradora no início, mas com todas as técnicas corretamente utilizadas por mim e por ela, não houve sequer uma melhora. Então propus um tratamento homeopático. O cão era "traiçoeiro", ou seja, mordia as visitas sem aviso. Ia chegando como amigo e de repente, NHAC! Ainda bem que é só um Lhasa Apso! toda vez que alguém chegava ele mordia. Isso era o principal, mas ele apresentava outros problemas como ansiedade de separação e lambedura de patas. Da última vez que fui lá, depois de longos 2 anos trocando medicamentos e formas de administração quando era oportuno, e com o auxílio da querida guardiã dele, Thor estava com cara de cachorro feliz!  Pedia carinho e já não lambia mais as patas. Antes ele tinha cara de psicopata!
        Isso não quer dizer que ele não vá mais ficar doente, mas é muito provável, que frente a um desequilíbrio, ele responda agora com um problema mais externo (pele, intestino, estômago) e pouco provável que o desequilíbrio atinja novamente o cérebro dele.
            Quando, além da doença natural, existe a doença medicamentosa, o tratamento fica mais demorado, pois esta última é artificial e ligada à presença do medicamento que foi utilizado inadequadamente no organismo. E são doenças medicamentosas qualquer uma causada por doses excessivas de uma substância dada sem fim curativo (corticóides, por exemplo).
        Isso direi sempre que oportuno. Um tratamento homeopático só poderá ocorrer sob o tripé: bom médico homeopata (humano ou veterinário), boa farmácia e correta utilização dos medicamentos. Fora desse cenário podemos ter qualquer coisa que não Homeopatia.

        Ok. Então COMO identificar tais características? Podemos deixar isso para a próxima!

Abraços!!!
Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário