quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Médico homeopata: PROCURA-SE

        Como prometido no post anterior, vou falar sobre o tripé que implica na realização do tratamento homeopático. Tudo que eu escrever aqui, pode ser usado tanto para médico humano como para veterinário. A única questão que difere é que é muito mais difícil achar um bom vet homeopata que um médico (que já é uma raridade), imaginem!!! Boa sorte na caçada! rs
        Outro mito popular muito disseminado, inclusive entre médicos e outras pessoas ditas "bem informadas" é que o indivíduo que toma remédio homeopático está se tratando com homeopatia. Péééééé! Errado!
        Primeiramente, o nome "medicamento ou remédio homeopático" traz uma idéia equivocada. O correto seria chamar de medicamento dinamizado, pois é isso que ele é. Uma substância, preparada de modo especial (descrito em livros) que passa por um processo específico de diluições e agitações sucessivas e fornece ao médico o efeito que ele precisa no tratamento. Para tratar um indivíduo homeopaticamente, o médico deve dispor de medicamentos que se assemelhem ao que ele quer curar. Sendo então a Energia Vital dinâmica e imaterial, ele precisa de um medicamento igualmente dinâmico e imaterial que é conseguido por meio da dinamização. A partir de hoje, escreverei medicamento dinamizado, ok? No início vou colocar entre parênteses para habituá-los ao nome.
        Daí já é possível perceber que o medicamento dinamizado (ou homeopático) é apenas uma ferramenta do médico homeopata e não a homeopatia em si.
        Com esse exemplo tão basal, podemos notar o quanto a sociedade está longe de entender o conceito de homeopatia, mas todo esforço é válido para este objetivo!
        Por isso, existem algumas características que ajudam a pessoa leiga (em homeopatia) a identificarem o tripé e a avaliarem se as coisas estão indo de acordo ou não.
        O tripé se trata de: um bom médico, uma boa farmácia e o uso correto dos medicamentos. Seguem as observações pertinentes:

        1) Bom médico: Existe um texto belíssimo escrito por Hahnemann que descreve O Bom Médico. Lendo esse texto, pude notar que atualmente é muito difícil achar esse ser em extinção. Principalmente porque os parâmetros que as pessoas usam para avaliar um bom médico hoje, são bastante materialistas e já se distanciaram por demais do ideal.
Vou colocar o trecho aqui e, como se trata de utilidade pública, peço que espalhem este conceito! E se acharem que ele está errado, comentem!


 "                                                     COMO DEVE SER UM BOM MÉDICO

                                                              SAMUEL HAHNEMANN (1755 - 1843)
     "Escolhei de preferência um médico que jamais se mostre grosseiro, que nunca se irrite, salvo a vista de uma injustiça; que não desdenhe de pessoa alguma, salvo dos lisonjeadores; que tenha poucos amigos, mas por amigos, homens de coração; que deixe aos que sofrem a liberdade de se lastimarem; que jamais emita opinião sem prévia reflexão; que prescreva poucos medicamentos, a maioria das vezes um único, e em substância; que viva modestamente e retirado, afastado do ruído da multidão; que não dissimule o mérito de seus confrades e não faça auto-elogio; enfim, um amigo da ordem, da tranqüilidade, um homem de amor e de caridade.
     Antes de escolherdes um médico observai como ele se comporta com os doentes pobres e se, em seu gabinete, quando está só, se ocupa com trabalhos sérios."                                                        (trecho de carta escrita por Hahnemann em 1795 a um príncipe alemão).                                                "



        Notaram como é SUPER FÁCIL encontrar alguém assim??? De qualquer forma, é possível! E se as pessoas começarem a buscar isso e exigir isso, não teremos nada mais que exatamente isso... O que acontece é reflexo do que buscamos.
        Fora o fato de encontrar um bom médico, ele deve saber o que faz... Portanto, se alguém disser que é homeopata (vet ou não) e não souber o Organon de trás pra frente, não souber quem foi Hahnemann, não citá-lo nas conversas que vocês terão, não prescrever apenas um medicamento por vez, não souber de onde está saindo e para onde vai com seu tratamento e, dentre muitos outros fatores, o principal: não usar APENAS medicamentos dinamizados (ou homeopáticos).... CORRA!!! Você está diante de uma pessoa mais perdida que você. 
         Não estou aqui dizendo que o tratamento não funciona do ponto de vista do "desaparecimento" dos sintomas (lembra do Lavoisier?), mas estou dizendo que ele não está sendo homeopata... E se você busca a homeopatia, não se deixe enganar!
         Também não estou dizendo que se trata de um charlatão, mas muitas vezes de uma pessoa tão leiga em homeopatia quanto você. Muitas vezes, sem saber muito bem, ele foi atrás da vontade de tratar os pacientes de forma mais efetiva, mas encontrou as pessoas erradas no caminho dele, e aprendeu a coisa errada. Não o eximo da culpa de cegueira voluntária, mas não o culpo de charlatanismo. Por que cegueira voluntária? Porque uma pessoa que faz a diferença para o mundo é munida ao menos com umas três pulgas atrás das orelhas e não aceita tudo o que lhe vomitam sem ir consultar, sem questionar, sem estudar ativamente.
        Seguem algumas perguntas interessantes que você poderá fazer no momento que for ao médico homeopata para se certificar que ele segue alguma linha séria de tratamento: 
         a) Que linha da homeopatia o Dr. segue? 
         b) Por que eu não vou tomar apenas um medicamento de cada vez como disse Hahnemann?
         c) Porque o Dr. usa um computador pra achar meu medicamento?
         d) Devo vacinar-me ou a meus filhos? Sim? Por quê? Não? Por quê?
         Acredito que com essas perguntas, já será possível triar bem!
         Caso faça perguntas assim e receba respostas interessantes, venha publicar, para que realmente saibamos esses motivos!

       2) Boa farmácia: essa fica para o próximo post! Senão é muita informação! E também me dá um tempo pra falar com quem entende mais que eu hehehe

Abraços fraternos!


5 comentários:

  1. Olá, sou veterinária, acabei de conhecer o blog e adorei, estou lendo tudo! Gostaria de saber dos colegas do blog o que acham desses laboratórios veterinários que estão vendendo produtos já prontos (tipo: homeopatia para rim, displsia coxofemural, estresse etc). Fica aqui a sugestão para um post, não exatamente uma crítica a esses laboratórios, mas uma reflexão sobre a venda dos medicamentos prontos, e até que ponto são eficientes, já que a prescrição desses medicamentos deveria ser algo personalizado, para cada caso. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo assunto!!! Boa idéia!!! Estamos seguindo uma linha para auxiliar o leitor a selecionar os elementos do tripé da confiabilidade e esse assunto se encaixa muito bem na parte de "Farmácia" que será o próximo post.
    Esses complexos são um tipo de tratamento e não vou negar aqui que não possam funcionar, mas não são medicamentos homeopáticos e não seria possível tratar homeopaticamente com eles.
    A homeopatia tem leis e os complexos ferem as leis da homeopatia. Então, as pessoas que usam esses medicamentos, podem-se dizer médicos ou veterinários, mas não homeopatas.
    Obrigada pela lembrança, consideraremos para o próximo post!

    ResponderExcluir
  3. Alessandra, obrigada pela resposta.

    De fato, não podemos negar que esses medicamentos possam ajudar em algo, mas realmente as pessoas precisam compreender que isso não é homeopatia. Não sou homeopata, não tenho especialização, mas estudo a homeopatia há uns 3 anos e tenho usado com bons resultados, tenho minha farmacinha em casa e uso em meus animais e em mim mesma, e desde o início não simpatizei muito com esses complexos.

    Homeopatia não é algo fácil, na minha opinião, mas é fascinante. Vejo que as pessoas confundem muito, outro dia uma amiga vet me ligou pedindo que eu indicasse "uma homeopatia para otite", até eu explicar que não é assim que funciona e a diferença entre fitoterapia e homeopatia foi complicado, acho mesmo que ela não conseguiu entender o que é a dinamização, rsrs!

    Continuarei acompanhando o blog e aguardo pelo próximo post. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Homeopatia pra otite, homeopatia pra gripe... é assim mesmo. Enquanto o pensamento não se transformar (de mecanicista/organicista para vitalista/holista) não adianta... porque mesmo que a pessoa se proponha a tratar-se homeopaticamente ela não terá os resultados que acredita serem os "corretos" e acabará desistindo. É mais que aceitar uma medicina nova, é se propor a ver a vida de outra forma.
    E realmente não é algo fácil até que consigamos nos livrar da filosofia anterior que nos é imputada. Depois se torna natural.
    Já pensou em fazer mesmo um curso de pós? Se sim, aguarde que já estamos abrindo as inscrições para o próximo ano!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Alessandra, é exatamente isso que vc falou, concordo plenamente! Já pensei em uma pós sim! Por hora estou iniciando uma em educação ambiental, mas com certeza ainda farei em homeopatia!! :)

    ResponderExcluir