sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Olá!

Trago hoje um texto de Sócrates, um diálogo de Platão à Cármides - Sócrates: diálogo de Platão; Cármides; 156 b, c, d.

Ele aborda, na forma corriqueira de um diálogo, uma observação fundamental, postulada posteriormente como um dos pilares da Homeopatia: o entendimento que um corpo vivo é um todo, e não uma soma de partes, e que assim deve ser considerado pelo médico ou pelo veterinário que o aborda.

Atualmente, somos maciçamente levados a acreditar que a especialização do conhecimento nos levou a grandes avanços científicos e que o especialista é o verdadeiro homem de ciência. Para tudo devemos consultar um especialista. Em medicina ou em veterinária, por exemplo, podemos até acreditar que somente um oftalmologista é capaz, ou é o melhor profissional para tratar um glaucoma.

O especialismo foi mais o resultado de uma conciliação entre diversas tendências práticas, financeiras e comportamentais conduzidas pela modernização do que propriamente um aprimoramento do conhecimento.

Em medicina, e podemos imaginar na veterinária também, o especialismo foi e é a grande saída para o médico poder ganhar mais e trabalhar menos.

Vamos ao texto! Boa leitura!

"- Isso me alegra, lhe disse: fico mais à vontade para explicar-te em que consiste a fórmula mágica, pois até há pouco eu me sentia em dificuldade para revelar-te sua virtude. É de tal modo constituída, meu caro Cármides, que não serve para curar apenas a cabeça. decerto já ouviste falar de bons médicos : quando alguém vai consultá-los a respeito de dor de olhos, dizem que não podem tratar os olhos isoladamente; para que os olhos aproveitem, é preciso cuidar simultaneamente da cabeça: do mesmo modo, imaginar que seja possível tratar só da cabeça, sem levar em consideração o corpo todo, é rematada tolice. Com esse raciocínio, determinam suas prescrições para todo o corpo, esforçando-se em tratar e curar a parte juntamente com o todo. Ou não observaste que é assim que eles falam e que as coisas se passam desse jeito?
- Perfeitamente, respondeu."

Um comentário:

  1. Muito bom!
    Sócrates é sempre válido, ainda mais com comentários tão precisos!

    ResponderExcluir