terça-feira, 6 de dezembro de 2011

As famigeradas OTITES

        
Malassezia pachydermatis otitis externa, dog. Courtesy of Dr. Stephen White (
http://www.merckvetmanual.com/mvm/htm/bc/eeoe01.htm)

        Decidi escrever esse post devido ao alto número de interjeições que escuto quando digo que no caso de uma otite, o cliente deve me ligar, pois não é aconselhável misturar terapias opostas como homeopatia e alopatia. 
         "Nossa! Mas homeopatia também serve para casos agudos?" É o que segue na conversa. 
     Acho que explico isso para 90% de meus clientes. Os que não se sentem seguros a seguir minhas orientações, acabam retornando a ligação com a queixa do retorno de sintomas que já haviam desaparecido (mais profundos).   Os que seguem minhas orientações à risca acabam me dando mais interjeições: "Nossa! Como melhora rápido! Nem parece que a orelha dele estava tão ruim ontem!"
        Algumas explicações.
        As otites são consideradas sintomas de eliminação, ou seja, aparece assim que um sintoma mais profundo começa a ser mexido no sentido da cura. Não é só a homeopatia que faz isso. Além de veterinária homeopata, sou consultora comportamental e no passado trabalhava somente como consultora e adestradora. Eu percebia que a maioria dos cães ansiosos, depois de submetidos ao tratamento comportamental (controle de ansiedade, broncas e recompensas) acabava desenvolvendo coceira ou otite (alguns também diarréia). O cão se acalmava sim com o treinamento, mas aparecia algum desses novos sintomas. Então o tutor acabava relatando que o cão sofria de otites recorrentes mesmo (forma naturalmente usada pelo corpo para aliviar o sintoma cerebral/mental).  De fato, depois do aparecimento da otite (tema deste post), o cão ficava mais calmo, mas como a medicina tradicional vê tudo em caixinhas bem separadas, o tutor acabava levando o cão para o vet alopata que obviamente fazia o que sabe: passar um medicamento para acabar com a otite. Depois disso a pessoa acabava até me ligando antes da próxima aula (de adestramento) relatando um retorno na ansiedade e uma dificuldade em aplicar o treinamento. Com o tempo, percebi que eu chegava na próxima aula e a otite não estava mais lá. Depois liguei os fatos: treinamento/terapia comportamental, seguida de melhoria de sintomas de ansiedade (mental) com aparecimento de otite. Tratamento localizado da otite, retorno da ansiedade. Essa equação nunca teve meio termo na minha experiência (podemos usar a mesma equação para casos de diarréia ou coceira na pele).
       Portanto, sendo a otite um sintoma de eliminação de processos mentais (portanto mais internos), só pode ser curada com estímulo semelhante, ou seja, sob as leis da homeopatia. Depois do tratamento correto, dificilmente voltarão a aparecer tanto a ansiedade quanto a otite. A cura é rápida, nos meus pacientes nunca demorou mais que 24h para que o animal melhorasse de forma completa.
       Usei esse exemplo para falar de cura de doenças agudas, pois muitas pessoas (tutores, adestradores, veterinários) podem ter a chance de observar esse binômio "sintomas mentais - otites" e perceber como a doença, quando não curada, fica caminhando dentro do corpo do indivíduo. É só parar para observar

OBRIGADA Pela atenção!
Alessandra Caprara

3 comentários:

  1. Alê, demais!! adorei!! obrigada por compartilhar esta experiência, que é muito legal!! Se eu fosse um cachorro, ia querer ser tratada por você!!! rsrsrs....bjos

    ResponderExcluir
  2. Corroboro com as minhas observações e experiência tb!

    ResponderExcluir