segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Farmácia homeopática - ponto fundamental

                      Ao ver essa figura o que lhe vem à mente? Figuras sem legenda podem levar a erros e alimentar mitos.

         Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora em postar mais informações... A vida esteve e está corrida, ainda bem!
         Continuando a linha de raciocínio. Escolheram um ótimo médico, muito bem indicado e claro em suas colocações, seguidor fiel de Samuel Hahnemann. Então ele lhe dá uma receita e você sai do consultório para comprar seu medicamento. Em que farmácia vou??? AHHHH naquela farmácia de produtos naturais que vende florais, fitoterapia, homeopatia, vela e incenso. Muito cuidado com isso! Fico realmente preocupada quando vejo propagandas de medicamento dinamizado junto com plantas. Por mais que possa ser representativo das plantas que dão origem aos medicamentos, isso pode alimentar o mito de que fitoterapia é homeopatia.

         A primeira coisa a se estar atento é se a farmácia faz os medicamentos dinamizados (homeopáticos) na hora ou se eles já estão nas prateleiras. Jamais compre medicamentos dinamizados prontos (não vou entrar no mérito dos complexos, Welleda e afins, pois não se trata de homeopatia). Eles DEVEM ser feitos na hora. Não exatamente por haver algum problema em estocá-los, mas normalmente as pessoas não estocam corretamente, expondo estes medicamentos a diversos odores, luz inadequada, etc.

         O correto mesmo é seguir a indicação de seu médico (veterinário), pois ele tem a obrigação de conhecer a qualidade dos medicamento das farmácias que indica.
         Eu digo isso, porque cada medicamento tem especificações próprias de produção. E são diversos detalhes que devem ser observados.
            Dou um exemplo: 
         Existe um medicamento chamado Bryonia alba, proveniente de planta do mesmo nome. Entretanto, existe outra espécie que é a Bryonia dioica. Toda a experimentação foi feita com a primeira espécie, logo não faz sentido as farmácias usarem a segunda para fazer o medicamento. E sim, existem muitas farmácias que fazem isso.
          Outra coisa importante é a origem das plantas. É fato que o solo e as condições climáticas alteram a composição das plantas. É muito fácil observar isso no sabor de verduras na dependência do tipo de cultivo ou de sua origem. Portanto, se a Belladona usada na experimentação foi a silvestre européia, obviamente que os medicamentos produzidos devem ter por matriz a planta de mesma origem. Mas vemos muitas farmácias usando como fonte, plantações climatizadas e nacionais (no caso da Belladona). Para verificar se os efeitos seriam os mesmos, deveriam ser delineados experimentos nas mesmas condições encontradas por Hahnemann e dessa forma validar as plantas climatizadas. Enquanto isso não for feito de forma satisfatória, não podemos pensar que teremos resultado tomando um medicamento diferente daquele que o médico receitou.

        Vou explicar: Existem livros denominados "Matérias Médicas" que foram escritos com base nas experimentações feitas em pessoas saudáveis. Hahnemann, começou a fazer isso em si mesmo, com China.   Ele percebeu que ao tomar a substância, desenvolvia sintomas como se estivesse doente, e incrivelmente os sintomas que ele apresentava eram os mesmos que as pessoas que tomavam China tinham e que eram curados. Então ele começou a fazer isso sistematicamente com várias substâncias e anotar tudo. 
        Para escolher um medicamento para o quadro mórbido do animal (humano ou não), o médico verifica esses livros a fim de encontrar neles um medicamento que cause no animal os mesmos sintomas que ele têm naquele momento.    Agora imagina se você ou seu bichinho toma outra coisa??? Será que vai funcionar? E se não funcionar? O erro foi do médico ou da farmácia?

         Por isso: 
         Pacientes/clientes, sigam as orientações do médico para a compra do medicamento. 
        Médicos: sejam responsáveis em todas as etapas, conheçam muito bem as farmácias que indicam para que ela não seja um obstáculo ao tratamento.

        É mais ou menos isso.

        Abraços,

6 comentários:

  1. Oi, Alessandra! Tudo bem?
    Tenho um shih-tzu e existe a suspeita de sarna demodécica. Foi feita a raspagem, mas o resultado foi negativo. O resultado de uma biopcia seria mais confiável? Ele come ração hipoalergênica e não pode com cheiros fortes. Estava com o corpo cheio de feridinhas e com fungos (tomou antibióticos e itraconazol. Agora a pele está normal, mas continua com uma coceira horrível na carinha (pele vermelha, irritada e com descamação). O único remédio para demodicose é a ivermectina? Estou me sentindo perdida. Se ele continuar com essa coceira tenho medo de que apareçam feridas e ele machuque os olhos. Por favor me dê uma ajuda.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Dorothy,
    Em homeopatia o diagnóstico clínico feito na medicina tradicional não tem muita serventia e sim as manifestações sintomáticas do indivíduo. Existem outras diferenças inclusive no tratamento. Se existe outro medicamento sem ser a ivermectina a resposta é sim, outros e mais adequados que ela, inclusive.
    Mas se o resultado imediato que você quer é o desaparecimento das coceiras a homeopatia muito provavelmente não poderá lhe ajudar, pois nesta medicina (completa) a cura se dá de dentro pra fora o que significa que a pele só ficará sem sintomas quando todo o corpo já estiver bem. Enquanto isso não acontecer é ela que albergará os resultados do desequilíbrio da energia vital de sua shih-tzu.
    Espero ter ajudado.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alessandra!
    Acho que o ideal é restabeler o equilíbrio com a homeopatia como vc explicou. Vou procurar aqui em Belo Horizonte um veterinário homeopata! =D
    Obrigada pela ajuda! Parabéns pelo blog! Já entrou pra lista dos favoritos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Sim Dorothy!
    Fique apenas atenta às características do bom médico que eu já passei. Existem muitos dizendo que tratam com homeopatia, mas poucos realmente fazendo isso.

    Boa sorte e qualquer dúvida entre em contato novamente.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alessandra!
    Acho que eu fiz exatamente o que você não recomenda...comprei um vidrinho de florais numa lojinha de produtos naturais no shopping!!! =(
    Eu comprei um que no rótulo dizia que era para tratar cachorros indisciplinados....
    A minha cachorrinha é uma Vira-latas que adotei, você já a conhece, vc me ajudou muito com ela..é a Mel! Nos acabamos tendo uma surpresa desagradável com ela, como você mesma falou é o cachorro errado para o dono e local errado...
    Como moro em apartamento e trabalho fora, ela fica muito tempo sozinha em casa..e tem muuuuuiiiita energia acumulada!!!!
    Então gostaria de saber se você atende em algum local em Osasco (ou se nas consultas comportamentais você pode tb auxiliar nesse aspecto???), e se pode me indicar algum tipo de homeopatia para me ajudar com a Mel???Pra ajudá-la a ficar mais calma e menos depressiva e ansiosa.

    Grande Abraço!

    Camila A. Koga

    ResponderExcluir
  6. Nossa Camila! Eu não havia visto seu comentário até agora... Me desculpe. Nem sei também se respondi...
    Então, Eu atendo em domicílio. Como anda a Mel?

    ResponderExcluir